Coby Kyros MID7015

Tinha pensado em postar algo relacionado a ele ontem mesmo, mas fiquei brincando e quando vi era mais de 1 da manhã, então acabei indo dormir.
Basicamente esse foi o aparelho que decidi comprar pra fazer as vezes de e-reader, já que não arranjei quem me trouxesse um Kindle ou Nook e sou imediatista demais. É um tablet simples, sem grandes capacidades inesperadas, mas com algumas surpresas bastante agradáveis, até.
Estive pensando em pegar algo entre um Kindle e um iPad por muito tempo. No fim, foi exatamente isso que peguei, algo entre os extremos. Achei nessas 24h de uso o Kyros um aparelho bem balanceado, sem grandes atributos, mas decente para ler ou mesmo pra quem quer um tablet pra jogos básicos como Angry Birds.

Logo que sai da caixa, é um aparelho meio limitado, com acesso apenas à AppsLib, uma Android Market privada com uma quantidade bem inferior de apps e inclusive alguns bem desatualizados. Sou forçado a admitir que isso eu sei basicamente porque li, não me parei muito a olhar para essa loja, fui direto aos pontos que me interessavam nos testes antes de comprar, que eram a recepção wi-fi, a qualidade da tela e a leitura no aparelho. Tendo achado esses três pontos bastante satisfatórios, o resto eu decidi que se me incomodasse eu acabaria dando um jeito.
Kyros na caixa
Chegando em casa fui direto pros fóruns especializados, vendo como fazer para rootar o aparelho, que se provou extremamente fácil, e como instalar roms alternativas, que também não apresentou a menor dificuldade.
A tela é resistiva, não capacitiva, então ela pode ser usada com os dedos ou a stylus, mas não é nem de longe tão boa quanto a de iPads e afins, quem exige uma tela dessas certamente terá que desembolsar mais, mas para quem não se incomoda com esse detalhe, é bem fácil de pegar o jeito, a grande limitação nisso é a ausência do multitoque, que é bastante divertido mas para mim não é nenhum fator decisivo.
A conexão wi-fi era uma preocupação exatamente devido ao que eu havia lido sobre a unidade. Várias reclamações sobre aparelhos que só encontravam a rede e conseguiam trocar dados estando até a 5 metros do roteador. Talvez seja de uma revisão mais antiga do aparelho (o meu é a versão 1.6a), talvez apenas sorte, mas consegui usar tranquilamente da sala estando o roteador no quarto, e hoje no serviço, também longe do roteador, usei inclusive para navegar no Andoid Market, sem problema algum. O ideal é tentar negociar para testar o aparelho antes da compra.
A leitura no aparelho também é bastante confortável, usei principalmente o Aldiko, programa gratuito que lê de PDF a .mobi e epub, aparentemente é compatível mesmo ao formato epub com drm, o que torna ele uma boa opção pra quem quer comprar livros nas lojas brasileiras, que o utilizam.
Uma surpresa muito agradável é o fato dele aparentemente (ou seja, segundo diz no site oficial) reproduzir vídeos em full hd através de monitores, que são conectados pela saída mini hdmi. Ainda não tenho um cabo pra poder testar isso, mas assim que possível vou fazer o teste.
Finalizando, ele é facilmente encontrado em lojas virtuais ou no Mercado Livre, com valores entre 300 (em alguns vendedores no ML) e 550 reais. Em lojas “estabelecidas”, o melhor preço que achei foi no Kabum, onde ele é vendido por 475 reais para pagamento à vista. Não vou botar links porque isso não é publieditorial e ninguém me paga por isso, quando alguma loja me ceder unidades de produtos pra teste eu penso em botar um link.

Abaixo algumas especificações do brinquedo:

  • Processador: Telechips TTC8902
  • Clock: 800Mhz
  • Memória interna: 4GB (1,3GB pro sistema / 2,7GB livres)
  • Aceita cartões microSDHC até 16GB
  • Versão do Android: 2.1 (Eclair)
  • Bateria: 3200mA

Pra quem quiser aprender a rootar e outras brincadeiras que se pode fazer com o aparelho, recomendo fortemente a seção da Coby no Android Tablets Forum.
Caso haja interesse, posso fazer uma tradução do guia, ou mesmo um passo-a-passo com fotos e tudo mais…

    • Éderson Camargo
    • 15 de abril de 2011

    Full HD? NUm troço de 800MHz acho difícil André, pelo que andaram testando em aparelhos até mais otentes como proprio Ipad e Galaxy tab, nem eles rodam direito full HD

    • Pois é, como eu disse, não tenho ainda como garantir nada nesse sentido. Vi que ele tem suporte no Android, nas configurações da saída HDMI ele exibe a opção de 1080p e o cara de quem eu comprei disse que testou e funciona.
      Não tenho cabo mini hdmi -> hdmi pra testar e poder dar um veredito a respeito, é uma possibilidade bastante interessante, mas pra mim viria mais como um adicional, não faz parte do uso primário 🙂

    • Até reli e vi que estava como “fato”, mudei pra “possibilidade”, eventualmente eu testo e me posiciono a respeito, hehehe

    • Regina
    • 29 de abril de 2011

    André
    Comprei um Coby Kyros com a única finalidade de usá-lo como leitor digital, mas não estou conseguindo baixar livros. Você poderia me ajudar nisto? Ele aceita o formato pdf? Pensei que seria só epub.
    Obrigado

    • Olá, Regina!
      Os livros podem ser baixados pelo navegador do próprio Kyros, recomendo o site Domínio Público, que contém diversos livros em PDF de obras que já caíram em domínio público, ou o Gutenberg Project para obras em inglês.
      Arquivos ePub podem ser abertos pelo Aldiko, que já vem instalado, e para abrir arquivos pdf basta instalar algum visualizador, que certamente está disponível na AppsLib que vem por padrão no Kyros.

    • Jose Antonio
    • 24 de maio de 2011

    André,

    Parabéns pelo que você postou, também tive várias dúvidas antes de adquirir uma Tablet, como o foco era a leitura ele me atendeu, já fiz testes usando o cabo HDMI ligado a minha TV e gravei no cartão micro SD de 8GB.

    Quanto ao Manual , seria legal a tradução.

    Um abraço,

    José Antonio

    • junior
    • 31 de maio de 2011

    vc sabe dizer se alguem ja conseguiu atualizar para o 3.0 ou alguma outra versão do android

  1. Cara, tenho um 8024 Kyros, com processador de 1 Ghz que não é muita diferença e roda videos em fullhd numa boa ..

    roda até jogos mais pesados, roda emulador de Nintendo 64 e não chora nao ..

    • Jéssica
    • 26 de dezembro de 2011

    Oláá André…
    Estou muito a procura de leitor de livros digitais, vi o coby e gostei, pq diferente dos e-readers, tem muitas opções além da leitura, no entando o que me interessa mesmo é isso .E eu gostaria realmente de saber se a leitura nele por mtas horas não cansa os olhos e qual é a duração da bateria para leitura apenas… É algo que está me instigando muito e não consigo achar em nenhum lugar… FICARIA mto feliz se me pudesse responder!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

