Mini review – Positivo Alfa

Então…
Já que fiz um review do Kyros, por que não fazer um também desse Alfa que tive em mãos hoje?

Positivo Alfa

Meus avós modernosos resolveram diminuir as pilhas de livros carregadas entre o apartamento na cidade e a casa de praia onde eles costumam ficar, então após um bom tempo de interesse e alguma pesquisa, resolveram (com base nas opções no mercado nacional) investir um Alfa. Vamos ver se vale a pena esse brinquedo…

Pensei bastante na hipótese de pegar um e-reader, mas o valor e a falta de opções do mercado nacional me manteveram longe, aqui basicamente só se acha o Gato Sabido, o Alfa e mais um ou outro, todos em torno dos 600 a 900 reais, esse foi um fator importante pra compra do Kyros, incusive…
Esse Alfa foi adquirido na Livraria Cultura, em Porto Alegre, por 699 reais. Numa pesquisa rápida em sites de busca em lojas como o Buscapé, não achei nada mais barato. No MercadoLivre até encontrei, mas era um usuário de outro estado e com poucas qualificações, então das opções, creio que tenha sido a melhor.

Quanto à marca Positivo, sou obrigado a destacar desde o começo que realmente não tenho grande apreço, desde que tive que pesquisar por drivers pra um notebook da Positivo, sempre sofri de um certo desafeto pela marca, e não preciso dizer que peguei a capinha pensando que ia encontrar uma porcaria.
Acabei me deparando com um produto leve, fino, que não promete grandes luxos, mas tem acabamento bom, não passa a impressão de ser frágil, e é, pelo menos para segurar, bastante confortável.
Testei apenas alguns livros ePub sem DRM, como o manual em formato digital que vem no aparelho e outros que meu avô pegou, mas já deu uma boa base a respeito da leitura de ebooks (não PDF).
A navegação entre as páginas é um pouco lenta, demora em torno de 1 segundo para renderizar uma página de texto e um pouco mais caso tenha alguma imagem mais complexa (presumo que a demora se deva à capacidade de processamento do aparelho, a tela parece ter uma taxa de atualização independente da quantidade de informação, mas estou apenas especulando), a tela sensível ao toque é agradável, mas também isso é um pouco lento, algumas vezes parece que ele não reconheceu a entrada de comando, mas está apenas processando.

O processo de inclusão de livros é fácil. Realmente fácil. Fácil o suficiente pro meu avô de quase 70 anos, então creio que a maioria dos usuários de computador que tem capacidade de ler algo além de scraps no orkut é capaz de fazer também. Basicamente conecta-se o aparelho (já ligado) ao pc através do usb, daí é só arrastar os arquivos .epub para o disco “ebookreader”. Isso, simples assim. Eu disse que era fácil, não disse?
Outra coisa realmente venerável do aparelho são as opções de exibição, que permitem a visualização das páginas em modo retrato ou paisagem, além de contar com 5 tamanhos de fonte e de visualização de informações como página atual ou do texto cobrir toda tela.

Alfa ligado

Além da eventual demora para responder a comandos ou exibir imagens, outra coisa que achei incômoda foi o contraste da tela. Não sei como é com outros e-readers, mas esperava ou um fundo mais claro, ou letras mais escuras um pouco, mas isso talvez seja apenas questão de costume, também.
Infelizmente ainda não pude testar o Kindle pra comparar, mas se der tudo certo até o fim do ano de repente dou um jeito de botar as mãos em um, seja pra mim, pra minha namorada ou apenas pros meus avós não ficarem brigando pra ver quem usa o e-reader e quem volta pros livros de papel.

Kyros e Alfa lado a lado

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: