Kyros – Rootando e instalando o Market

Acho que essa é uma dica bem interessante pra quem acaba de comprar o Kyros, então nada melhor que deixar ela mais acessível a todos.
Pra instalar o market é necessário acessar o sistema além do gerenciador básico de aplicativos, então vamos precisar usar alguns recursos de linux, mas nada difícil, são apenas alguns comandos fáceis.

Preparação:
Baixe e coloque na raiz do cartão microSD os seguintes arquivos:

Coloque o cartão no Kyros e, pelo próprio dispositivo, vá até o site da LYSESOFT, instale a versão mais recente do AndExplorer entrando no site, baixando e executando o apk disponibilizado lá mesmo.
Instale o software “Terminal Emulator”, disponível na AppsLib disponibilizada pelo Kyros.

Execução:
Tela do Z4root
Abra o AndExplorer e vá até os arquivos do cartão sd (/sdcard), após isso abra o Z4Root, instale e execute. Selecione “Permanent Root”, após completar o processo, o tablet irá reiniciar. Após o reinício, dois novos aplicativos estarão disponíveis: Z4Root e SuperUser.
Agora vamos ao terminal, inicie abrindo o Terminal Emulator que foi instalado anteriormente.
É recomendado utilizar o emulador de terminal com o Kyros na posição vertical, ele aparentemente tem um bug que pode tornar o teclado inacessível na horizontal.
Os comandos devem ser escritos um por linha, pressionando enter ao final.

Primeiramente, digite o comando “su”, para solicitar permissão de super usuário:
su

Após esse comando, o sistema pedirá permissão para o uso do app SuperUser, aceite e use novamente o comando, para finalmente acessar o terminal como root. Agora, para efetivamente assumir controle, digite novamente:
su

O prompt agora deve exibir um #, ao invés do $ que estava lá anteriormente, isso indica que se está usando o usuário administrador.
Esse é o momento que exige atenção e cuidado, uma das poucas coisas capazes de realmente destruir um sistema linux é um usuário com acesso à conta de administração e sem experiência (ou mal intencionado), não sei se no Android também é assim, mas é bom cuidar.

Agora são os 3 comandos que fazem a mágica e instalam o ClockworkMod, que vai permitir instalar o Market.
O “#” indica o início da linha no terminal para o usuário root, ele já aparece automaticamente e não precisa ser digitado, deixei apenas para ilustrar o começo de cada linha, para que mesmo usuários que nunca tenham utilizado o terminal se achem onde começam e terminam os comandos.
Digite cada comando até o fim e pressione enter:
# cp /sdcard/flash_image /system/bin/flash_image
# chown root.shell /system/bin/flash_image
# chmod 0755 /system/bin/flash_image

Esses comandos servem para copiar e permitir o acesso ao flash_image, que utilizamos para efetivamente instalar o ClockworkMod.
O segundo comando deve reiniciar o tablet em modo de recuperação. Caso isso não ocorra ou você queira a qualquer momento acessar o modo de recuperação do ClockworkMod, basta ligar o tablet mantendo pressionado o botão “Voltar”.
Como sempre, um comando por vez, enter ao final de cada linha:
# flash_image recovery /sdcard/recovery.img
# reboot recovery

Tela Inicial do ClockworkMod

Tela do ClockworkMod

Dentro do Clockworkmod usamos os 3 seguintes botões:
Home: navega entre as seleções
Menu: acessa item selecionado
Voltar: Volta

Usando o Clockwork Mod:
Selecione a opção “install zip from sdcard”.
Após, selecione a opção “choose zip from sdcard”.
Selecione o arquivo “gapps-passion-EPE54B-signed.zip”
Agora, entre todos os “No”, selecione aquele “Yes – Install gapps-passion-EPE54B-signed.zip” perdido lá no meio.

Pronto, está instalado.

Agora, ao iniciar normalmente (selecionando Reboot System Now na tela do ClockworkMod ou desligando e ligando o tablet), estará disponível o AppMarket oficial do Google.

(traduzido e comentado de um post fixo no Androidtablets.net, testado e aprovado no Kyros 7015A)

    • Victor
    • 29 de abril de 2011

    Bem como ninguem agradeceu, eu venho aqui dizer: MUITO OBRIGADO!!!

    Deu certo, apanhei um pouco na hora do reboot, pois não sabia que deveria apertar o voltar, mas depois de umas tentativas ta funfando bacana, apenas senti uma diferença no desempenho, mas ta bacana.

    • Geralmente eu boto dicas até pra saber onde procurar algo que eu sei que já fiz, mas…
      Não vou negar que é sempre bom saber que alguém leu, aproveitou e ainda sentiu gratidão. Bom saber que te ajudei e espero que isso ajude a outros, também 🙂

  1. Muito complicado! Devria haver maneira mais simples de instalar o Android market no coby 7015.

    • Frank
    • 2 de maio de 2011

    valew ae cara deu certinho aqui.

    • Ricardo Martins
    • 4 de maio de 2011

    Parabéns pela inicativa!! ótimo tópico

    • Caito
    • 10 de maio de 2011

    Caro André(@wmute),

    Registro aqui meu agradecimento pelo topico simples e bem escrito de atualização do Kyros.
    Comprei meu Kyros na quinta passada, e já no primeiro dia virei a noite migrando versões e testando diversas roms. Passei por varias, as indicadas no orkut, varios sites, rodei a net inteira e posso dizer com propriedade que este seu procedimento é o melhor já publicado e a melhor rom a se instalar.

    Muito obrigado por compartilhar conosco…

    Grande abs,

    • adriana
    • 11 de maio de 2011

    ola, ja fiz 2 vezes, passo a passo e nao instalou nada na minha kyros…

    • Joao Paulo
    • 12 de maio de 2011

    Cara, acabei de comprar meu Kyros e realizei o procedimento com sucesso. Obrigado Mesmo!

  2. Funcionou mt bem no meu COBY 7015!!!
    Muito obrigado meu caro!!!!!
    Eu estava a quase um mes querendo alguns aplicativos.
    Vc visbilizou muitas coisas pra mim. Obrigado!

    • victor
    • 15 de maio de 2011

    comprei 2 kyros um pra mim e outro pra minha esposa, to bolado de fazer esse procedimento pq sou muito noob pra essas coisas. o tuto ficou perfect, melhor q isso só 2 disso. alguem do rj ae pra fazer o rooting pra mim? pago pelo serviço nos 2. dizem que fazendo o rooting melhora o desempenho do brinquedinho, principalmente no que se diz respeito ao sinal do wifi, isso procede? quem tiver interesse é só falar. moro no rj capital

    • victor
    • 15 de maio de 2011

    ta pra fazer esse root pelo pendrive? como?

    • victor
    • 16 de maio de 2011

    aeeeeeeee, conseguifazer nos 2. ficou show graças a esse post do victor. agora tenho uma duvida, tem como eu deletar alguns programas tipo applibs e aquele leitor de livros q vem no kyros e instalar outro? se sim como faço e quais os recomendados.

    Vlw galera

    • O Appslib acho que só pode ser removido instalando uma rom alternativa, como a WateryKyros. Já o Aldiko, pelo menos eu gosto bastante dele, não busquei outro, mas deve ser possível, sim.

    • Rodrigo
    • 17 de maio de 2011

    Amigo, obrigado pelo tutorial! deu tudo perfeitamente certo! só tenho uma duvida, os aplicativos instalados pra fazer o market funcionar devem ficar no aparelho ou eu posso desinstalar? como fica isso? grato!

    • Guilherme
    • 19 de maio de 2011

    Excelente tutorial.Porém não consigo acessar o clockworkmod.Quando eu do o reboot recovery ele entra ANDROID SYSTEM RECOVERY UTILITY.Como faço para resolver isso??já fiz o tuto umas 3 vezes e sempre vai para essa mesma tela.
    me ajudem awe..

    • Teoricamente, a única coisa que tem que ter certeza é de copiar o flash_image do sd para o sistema de arquivos do Kyros, usar o flash_image para instalar o recovery.img e usar o reboot recovery, nada de mais…
      Talvez seja válido tentar o modo principal de entrar no recovery, que é segurar o botão prateado enquanto liga ou reseta o aparelho, isso deve te botar no ClockworkMod se ele estiver devidamente instalado, e é o modo correto de acessá-lo a qualquer momento, como quando for efetuar a instalação de uma rom alternativa.

    • Alexandre
    • 21 de maio de 2011

    Obrigado pelo tutorial, muito simples e eficaz!

    Mas agora quando eu abro o market, ele pede pra eu me registrar com a conta do google. mas ele não disponibiliza uma rede wifi, apenas 2g/3g. como que se faz nesse caso??

    Obrigado mais uma vez, abraçoo!!

    • Alexandre, o suporte a redes sem fio do Kyros é exatamente o inverso, ele suporta apenas Wi-Fi, não tendo (até onde eu sei) como usar 3g com ele. Se precisar de alguma ajuda na configuração, avise 🙂

    • clederson
    • 21 de maio de 2011

    obr consegui mas fiquei com medo pois demorou iniciar

    • Reinaldo Freire
    • 23 de maio de 2011

    consegui fazer tudo certinho no coby….valeu mesmo,a minha unica duvida é,o tablet da foston é o mesmo S.O android 2.1,será q consuigo fazer o mesmo com ele…

    abraço..

    • Cristiano
    • 25 de maio de 2011

    Pessoal, depois de muito procurar achei neste post como rotear o meu coby 7015A.
    Muito obrigado e a unica observacao e para informar que o arquivo “flash_image.zip” dever ser descompactado antes de enviar para o Sdcard.
    O Googleapss nao precisa. O Recovery ja esta descompactado.
    Abracos.

    • Thiago
    • 26 de maio de 2011

    cara eu não consigo acessar a raiz do sdcard com o andexplorer, eu coloco os arquivos na raiz pelo pc, retiro o sdcard, coloco no kyros e ligo o mesmo. Acesso a app e ele não mostra os arquivos na raiz, na verdade não parece ser a raiz do sd card

    • E realmente não é a raiz do sdcard, é a raiz do sistema de arquivos do Android, os arquivos do sdcard são acessíveis através da pasta /sdcard 🙂

    • Thiago
    • 26 de maio de 2011

    consegui acertar o primeiro problema, porem depois de executar

    # cp /sdcard/flash_image /system/bin/flash_image
    # chown root.shell /system/bin/flash_image
    # chmod 0755 /system/bin/flash_image

    aparentemente foi, ai tentei executar

    # flash_image recovery /sdcard/recovery.img

    ele diz que flash image não existe, porem ele existe na pasta.

    quando executei
    # reboot recovery

    ele deu erro e tive que dar um reset no tablet

    • joao
    • 3 de junho de 2011

    num consegui instalar fiz tudo certp mais num funfo

    • Veimar
    • 3 de junho de 2011

    Show! Foi legal no meu!
    Obrigado pela contribuição.

    • Adri
    • 16 de junho de 2011

    Olá,

    Não consegui fazer o procedimento para o Kyros 8024 com Android 2.2 o Z4root não duncionou, você teria uma dica para passar sobre como fazer root nesse dispositivo?

    • Como eu disse, as instruções são específicas para o 7015, não cheguei a testar outro modelo do Kyros e não tenho como dar mais detalhes a respeito, infelizmente.

    • Ederlani
    • 20 de junho de 2011

    Fiz direitinho e várias vezes no meu 7020… depois que pede para reiniciar (reboot recovery), ele reinicia ficam os 4 botões touch acesos e escrito coby, e não sai disso.

    • Yukari
    • 1 de julho de 2011

    muito legal o tuto, só estou tendo problemas dentro do clockwork, quando vou escolher qual item quero usar de zip ele trava x_x.

    só resetando pra voltar a funcionar :s

    • Yukari
    • 1 de julho de 2011

    Consegui, parou de travar e instalou, muito obrigada 😀

    • Luis
    • 3 de julho de 2011

    Tenho o Coby Kiros 8024 pelo exposto acima este Tutorial não funciona nele?, favor me confirmar por gentileza. Achei muito bacana espero que funcione no 8024.
    Abraços Luis

    • Amigo, não tenho como garantir que funcione no 8024, não tenho esse modelo para testar. Garanto apenas que funciona no 7015, que é o que eu tenho e no qual me baseei pra fazer o processo.

    • Sylvio
    • 10 de julho de 2011

    Funcionou 100% comigo. Muito obrigado pelo passo a passo.

    Uma dúvida: estou pensando em instalar o fix grático exemplificado no artigo http://www.androidtablets.net/forum/coby-generation-1-technical/10937-coby-kyros-mid7015-graphics-fix-angry-birds-others.html.

    Já tentou? Pode ser instalado após o procedimento do android market que você indicou sem gerar conflito?

    Grato,

    Sylvio.

    • Rafao
    • 15 de julho de 2011

    nao deu no 7020 ele nem quer entrar na recovery :/ alguem tem alguma soluçao?

    • Rafao
    • 15 de julho de 2011

    tem alguma forma de formatar pelo terminal emule? nao quer fomartar nas configs nem entra na recovery no Kyros 7020

    • Rafao
    • 15 de julho de 2011

    vacilei aqui e tentei instalar a ClockworkMod para 7015 no meu 7020.
    Agora o tablet nao entra no modo recovery nem no downloading

    Creio eu , que tenho que refazer os processos :

    # cp /sdcard/flash_image /system/bin/flash_image
    # chown root.shell /system/bin/flash_image
    # chmod 0755 /system/bin/flash_image
    # flash_image recovery /sdcard/recovery.img
    # reboot recovery

    substituindo agora a flash_image e a recovery.img para a oficial do 7020.
    Alguem tem esses dois arquivos oficiais e pode me ajudar?

      • Denis Zago
      • 24 de agosto de 2011

      Estou com o mesmo problema, conseguiu alguma solução ??

    • Jorge Henrique
    • 23 de julho de 2011

    André!
    De longe esse seu tutorial é o melhor da internet… cara, fiz mas não deu certo.
    apareceu alguns erros:
    1º – Nos comandos deu erro na linha 2 quando clico enter dá error chmod(falta algo) e mesmo assim continuei e fiz todas as outras linas até que depois de dar ente,r na 4ª linha, ele aparece varios pares de letras na diagonal. Ignorei e digitei a linha de reboot. ok
    2º – Na Tela do ClockworkMod fiz tudo certo mas. foi abortado pelo sistema.

    Continuou na mesma.

    AGRADECERIA ENORMENENTE SE PUDER ME AJUDAR

    Grato pela iniciativa.

    Jorge Henrique

    • Paulo Exel
    • 2 de agosto de 2011

    Fiz o procedimento até o momento do boot, quando ocorre a seguinte mensagem: “The Device Enter Fastboot Mode Please Connect USB to PC or Reset The Device Watting……………….” o que fazer?

  3. Cara, muuuito obrigado pelo POST!
    A explicação está perfeita! Um passo a passo que deveria ser tomado como exemplo pelos demais. Não tem como errar! Android Market rodando 100% e sem perda de desempenho.

    Grato pela iniciativa.

    Rodrigo

    • Eduardo
    • 9 de agosto de 2011

    veja se voce pode me ajudar o z4 root nao funciona no meu 7015, ele fica rodando, já deixei mais de horas e ele nao completa o processo, e ai nao consigo realizar o resto do tutorial, pois nao tenho usuário root.

    Obrigado

  4. Galera realmente funcionar, muito obrigado você está de parabens

  5. Brother, você teve alguma problema após instalar o Market?

  6. Maravilhosa Iniciativa,post auto-didatico,so tenho duvida em uma coisa? os comandos :

    chown root.shell /system/bin/flash_image

    e os demais temos que digitar espace antes de continuar ex:

    chown(space) root.shell /system/bin/flash_image

    Valeu!!!!

    • Emerson
    • 19 de agosto de 2011

    FIz todo do processo mas quando eu entrei no clockworkmode ele na primeira vez entrou normal mas agora ele não entra mais simplesmente aparece a tela com o simbolo do android e um triangulo com exclamação,… alguem sabe o que é???

      • Fábio
      • 24 de setembro de 2011

      Acontece comigo também. É só clicar no botão prateado ( redondo) que ele entra na tela certa.

  7. eu instalei sem precisar fazer nada…so foi pedir pra instalar. android 2.3.3

    • Arthur
    • 30 de agosto de 2011

    Na hora de instalar o gapps-passion ele da como abortado, revisei tudo e não esqueci de nada( eu acho) alguem pode me ajudar?

  8. Hehehehe,Conseguiiii Galeraaaaa!!!!! segui passo a passo e deu td certim,no inicio me enrolei e ate fiquei um pouco desanimado,mas decidi tentar mais uma vez e rodou legal,abaixo algumas observaçoes:

    1- No texto aonde fala dos comandos a distancia entre as palavras realmente e um espaço que vc tem que deixar entre elas exemplo

    # chown(space) root.shell /system/bin/flash_image

    2-logo no inicio da instalaçao a tela do android da meio que uma congelada,sem desepero isto será normal pois alguns apps ainda estarao em fase final de instalaçao,se demorar mt.reinicie pelo botao Reset.

    3- É interessante estar conectado a internet alguns requisitos finais de instaçao utilizam updates que necessitam de uma conexao com a Net

    Bom galera !! o negocio funciona mesmo,podem ir sem medo,estou navegando pelo Market tranqulo sem problemas,Paciencia se não funfar na 1ª tentativa ok
    Abraço

    • Ycki
    • 22 de setembro de 2011

    Muito bom. Funcionou no Kyros 7015. Como já disseram(e eu não tinha lido), o único detalhe não claro no excelente tutorial é que é necessário descompactar o “flash_image” para a raiz do sdcard.
    Valeu, obrigado!

    • Fábio
    • 24 de setembro de 2011

    Não aparece para mim a opção “install zip from sdcard”, poderia me ajudar ?

    obrigado.

    • Emelyn
    • 15 de outubro de 2011

    Nussa ja tava mtooo nervosa, depois de umas tentativas eu consegui….mto bom td certinho!
    Obrigada André 🙂

    • Mateus
    • 18 de outubro de 2011

    ótimo resultado aqui! valeu, cara! =)

    • George
    • 18 de outubro de 2011

    Muitoooooooooooo bom!!!

    Tive um problema apenas no flash_image que tem q descompactar na raiz do cartão sd.
    Depois foi show!!!

    Valeuuuuuuuuuu

  9. ja to com o android 2.3.3 no kyros 7015 e nao consigo atualizar a honeycomb dele instalo o z4 root , no tutorial fala q ele reinicia o meu nao reinicia , eu reinicio pessoalmente e instalo o recovery manange e ele nao aceita abrir da erro e eu tento novamente e da o mesmo . peço ajuda pois nao to conseguindo rodar jogs por falta de fix de imagem peço q qem tiver essa dica me passe
    msn glauberudi@hotmail.com

    • Bruno
    • 27 de outubro de 2011

    Muito show
    Está perfeito esse tutorial, bem detalhado, até eu que sou leigo nisso consegui intender.
    Assim que chegar em casa do trabalho vou tentar o procedimento.
    Obrigado

    • Bruno
    • 30 de outubro de 2011

    Muito obrigado, amigo.
    Instalei e deu tudo certinho. Apenas uma observação com os amigos acima já disseram, tem que descompactar o flash_image antes de colocar no sdcard. No mais está excelente o tutorial.

    • afonso
    • 31 de outubro de 2011

    Olá, instalei o recovery no meu 7015, ele reiniciou e agora não aparece mais a imagem. O que pode ser?
    Obrigado.

    • euro
    • 1 de novembro de 2011

    Boa tarde amigo….seu Post eh muito bom…

    Gostaria de saber se ele soh serve pro Coby 7015, pq tenho um 7022 e ele qdo uso o emulator, da como cp not found…..

    O que pode ser isso….to fazendo algo errado ou nao serve mesmo no 7022…

    aguardo resposta pra me ajudar…..

    abraços vlewssss

    • ricardo leal
    • 2 de novembro de 2011

    gente comprei a pouco tempo meu kyros 7015 2.1 to meio bolado para fazer isso pois naõ entendo muito gostaria de saber se alguem pode me ajudar passo ate meu tel rs pago se for preciso moro no rj capital vlw gente espero q leiam minha mensagem e q possam me ajudar

    desde ja agradeço abraços a tds

    • Mariana Bonfim
    • 2 de novembro de 2011

    Alguém pode me ajudar ?????
    O Z4Root tá demorando muito!!!!
    Isso é normal?

    • Cristiane
    • 3 de novembro de 2011

    Comprei o Coby 7016 só q quando liguei a tela ficou com um android verde e um triangulo com uma exclamação !! como saio dali !! não funciona mais nada !!

    • Hebert
    • 12 de novembro de 2011

    Boa tarde,
    Não estou conseguindo e estou tentando a dois dias não consigo me conectar como SU!

    • Junior
    • 27 de novembro de 2011

    Simplesmente irado esse tutorial. Valeu amigo.

    • Wildemy
    • 1 de dezembro de 2011

    coloquei no modo de recuperacao e so fica na tela preta e agora como eu faço pra tirar essa tela preta

  10. eu tenho market no meu tablet mais ele nao da pra entra no market

  11. Gostaria de saber se este procedimento pode ser feito em um kyros 7024 e se estes comandos são com este espaço mesmo.

    • O procedimento é apenas pro 7015, para o 7024 deve-se no mínimo conseguir os arquivos corretos com a rom do Android adequada ao hardware. Os comandos são com espaço, sim.

    • ruanosorio
    • 27 de janeiro de 2012

    gostava de poder agradecer mas como não consegui fazer o root no meu coby kyros mid7010 estou quase a devolver na loja se conseguires ajudar obrigado

    • Essas instruções sã apenas para o 7015, não sei te dizer com relação ao 7010, deve ser parecido, mas com outro firmware. Recomendo buscar nos fóruns de Android, os modelos da Coby são bem conhecidos e geralmente chegam até a ter uma seção específica.

    • Ronan
    • 28 de janeiro de 2012

    Cara, esse tópico é demais. É só seguir os passos e ter um pouco de paciência que dá certo!!!

    • Vitor Vieira
    • 9 de fevereiro de 2012

    Funcionou beleza aqui, muito obrigado…
    senti uma diferença grande no desempenho mas so na hora de inicia o android demora mais, depois que liga fica normal.

    mas ta beleza agora, eu nao consiguia instalar nada antes, so app do app library.

    • Dott
    • 8 de março de 2012

    André, já não sei mais o que fazer! Comprei um coby kyros 7015, me mandaram um 7016, devolvi e pedi para mandarem o 7015, me mandaram, mas não consigo rotear, pois depois de instalar o z4root ele não reinicia, ai eu vou lá e reinicio manualmente, quando inicio navamente vou lá clico no z4root ele abre como se eu não tivesse instalado, pode me ajudar?

    • Dott
    • 9 de março de 2012

    Quando instalo o z4root ele nao reinicia sozinho.

    • Alan Araujo
    • 14 de março de 2012

    meu amigo, o seu tutorial é excelente. Savou a patria. obrigado

  1. 28 de fevereiro de 2012
    Trackback from : Kyros Coby MID7010

Deixe um comentário

