Material para Rails em português

Estou aprendendo Rails, e uma das dificuldades é achar material em português.
Apesar de entender bem inglês, geralmente eu gosto de ler material produzido localmente, ou com foco no povo das terrinhas daqui, até por preguiça de vez em quando, mas também porque a quantidade de material pode ser tomado até como um indicador de mercado e de aceitação da tecnologia.
Até é possível achar material em quantidades razoáveis, mas a maioria é terrivelmente desatualizado, e numa plataforma com a evolução que o Rails tem tido nos últimos anos, estudar por material desatualizado só leva à dor de cabeça, tanto por problemas ao tentar reproduzir os exercícios em versões mais recentes do framework, quanto porque muitas práticas já são obsoletas.

Recentemente encontrei uma apostila que achei BOA, bem escrita, bem embasada, decentemente atualizada e livremente disponível foi a do curso RR-71 da Caelum, que está disponível na página de apostilas da mesma. Não vou linkar aqui diretamente a apostila porque, além de ser antiético, impediria que vocês vissem o que mais eles têm a oferecer, tanto em forma de apostila como de formações técnicas.
Caso alguém tenha feito algum curso lá e queira deixar nos comentários suas impressões, sinta-se à vontade.
Tenho muita vontade de fazer uma formação Rails, mas a maioria das escolas de Porto Alegre parece que não descobriu que existe vida além do PHP, do Java e do .NET,as opções por aqui são poucas, caras e não me inspiram muita confiança.
Até conseguir encaixar um curso desses no meu orçamento e no meu tempo, vou estudando por conta com o material disponível por aí 🙂

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: