Review: Avell Titanium A5160 HDH

Então, após quase 1 mês de espera, finalmente chegou meu notebook.
Pouco mais de 24h 48h de uso após, o que posso dizer é que valeu a espera, definitivamente, e que para o valor que paguei é uma excelente máquina.

Um pequeno histórico sobre minha busca: eu vinha usando o notebook do serviço, mas isso me trazia certas restrições quanto a arquivos pessoais e programas instalados devido às normas de segurança da empresa, então comecei a pesquisar pelos notebooks na faixa de 1400 a 1800 reais.
Como meu desktop já é bastante modesto e vive dando problemas, aumentei um pouco a faixa porque o mais provável é que o notebook se tornasse minha única máquina. Na faixa de 3000 reais eu tinha visto praticamente os Vostro e Studio da Dell que tinham me interessado, ou poderia aumentar um pouco mais a faixa e pegar um Macbook Pro.

Imagem ilustrativa do site da Avell

A foto promocional.

Pesquisando um pouco, encontrei uma marca pouco conhecida e com bons reviews por parte de consumidores satisfeitos.
Dei uma olhada no site, os notes pareceram bastante “genéricos”, mas design não era uma prioridade pra mim, então entrei em contato para um orçamento e acabei decidindo por dar um voto de confiança para a Avell em um notebook que pudesse me servir por um bom tempo.


Características principais…

É difícil para mim falar do notebook sem começar pelo que eu procurava na máquina: performance. Essa foi a prioridade máxima da minha busca, e certamente foi algo que me deixou bastante satisfeito até agora. Com o processador Intel Core i7-2720QM o notebook certamente me surpreendeu, depois de tanto tempo acostumado a mexer no máximo em processadores i5 da arquitetura anterior.
Além da performance, isso também aumenta a vida útil do note em termos de defasagem do hardware, dado que o processador é uma das coisas mais inviáveis para substituir em um notebook.
Nos jogos também não deixa nada a desejar, equipado com uma placa dedicada Geforce GT 540M, em testes com Crysis 2 durante meu período de almoço o jogo rodou muito bem na resolução nativa e com configuração gamer.
Nota: vale citar que, devido a ter uma placa dedicada e um processador potente, o ar que sai do notebook pela lateral é bastante quente. Por via das dúvidas, comprei uma base da Cooler Master para garantir que isso não vai influenciar na vida útil.

Adesivo THX

THX TruStudio PRO

O som é outro ponto de destaque. As caixas de som do note não superam as expectativas, mas de forma alguma decepcionam. Não recomendaria para ouvir música quando se tem fones à mão, mas na falta deles, ouvir música não é desagradável. Usando fones de ouvido ou caixas externas de qualidade fica claro que o adesivo “THX TruStudio PRO” não está ali pra enfeite, o hardware de som realmente entrega uma qualidade muito boa, inclusive com o diferencial de ser compatível com o software da Creative, que permite configurações diferenciadas pro som como configurações específicas para surround e afins.

Acabamento impecável

Acabamento impecável

Seria injusto fazer um review desse note sem falar do acabamento dele, que é impressionante. Apesar do exterior dele ser black piano, o que eu preferiria evitar se pudesse, o interior é de excelente qualidade, um plástico rígido fosco que lembra aço escovado torna bastante agradável o repouso das mãos enquanto se usa o notebook.
O teclado “chiclet” responde perfeitamente e parece ter ótima durabilidade, também é interessante o fato dele ter um teclado numérico completo, inclusive com Enter próprio, que não compromete em nada o conforto do teclado. Além disso, o teclado esquenta pouco, mesmo durante jogos.
O touchpad da Synaptics é poroso, o que no começo foi um pouco estranho, mas após um dia de uso já acostumei com ele e acho bastante agradável, com movimentação precisa e boa sensibilidade.
As entradas do note são abundantes, sendo 4 USB (2 USB 2.0 e 2 USB 3.0), HDMI e VGA, eSATA, e estão bem distribuídas.

Não foi o suficiente pra convencer ainda? Ok, então deixa eu terminar a lavagem cerebral com a garantia. São 3 anos de garantia para peças e mão de obra. Num mercado que cada vez mais tenta ficar com o mínimo exigido por lei, parece uma jogada bastante forte da Avell pra mostrar para o mercado que confia na qualidade dos produtos e que, enquanto o preço não está na faixa dos outros notebooks montados nacionalmente (sem citar marcas), a qualidade e a confiabilidade também não respondem por esses padrões, são largamente superiores.

Ainda não fiz testes com relação à bateria (cuja duração é estimada em 4 horas de uso “normal” (sem ativar a placa de vídeo dedicada), estou com o note no colo há mais de 2h navegando na internet via Wireless, baixando e copiando arquivos, desfragmentando o HD, e a bateria ainda tem 55% da carga, webcam, leitor de cartões, mas seguindo a linha do resto dos componentes, tenho certeza de que são de ótima qualidade.

Testes realizados:
Optei por não usar testes sintéticos (“benchmarks”), por mais que eles quantifiquem a capacidade computacional, nada garante na hora de efetivamente realizar um trabalho.
Selecionei 2 jogos, um que eu gosto e um que simplesmente tem fama de desafiar o hardware, e joguei por algum tempo, até achar a melhor configuração que não causasse perda perceptível de frames.

Crysis 2
Resolução: 1366×768
Fullscreen e V-Sync ativos
Setup: Advanced

Team Fortress 2:
Resolução: 1600×900
Configurações: tudo no máximo permitido, 8xMSAA, 16xAF

Resumindo:

O notebook.

Teclado e tela excelentes

Prós
+ Preço
+ Performance
+ Qualidade
+ “Fator uou”
+ 3 anos de garantia
+ Mesmo com placa dedicada funcionando, o teclado esquenta pouquíssimo

Contras:
– Exterior “black piano“, como tantos outros (poxa, meu piano é preto fosco, por que meu note não pode ser?)
– Aquecimento, alguns relatos indicam que durante jogatinas intensas a temperatura da gpu pode beirar os 90°
– Suporte técnico depende de envio para as lojas Notebook Century, para quem não mora em estados que tenham loja deles, pode significar alguns dias sem o notebook mesmo para problemas simples

Enfim, agora acabando a parte “review” e falando mais de impressões e expectativas, o que pude perceber a partir do que li em fóruns é que apesar de depender de envio para suporte técnico, os problemas são resolvidos rapidamente e o atendimento do suporte técnico é, no mínimo, satisfatório, os poucos problemas relatados foram resolvidos rapidamente e sem burocracia.
Toda a pesquisa e o processo de compra foram acompanhados por alguns amigos meus e agora, tendo visto o note e experimentado, pelo menos um já se motivou a também dar um voto de confiança à marca, e não estranharia se mais alguns também o fizessem. Especialmente após decepções com notebooks montados nacionalmente, é ótimo ver uma marca que realmente preza pela qualidade do equipamento e pela satisfação do consumidor sem cobrar abusivamente por isso.

Para encerrar queria parabenizar a equipe da Notebook Century, especialmente o Giroto, da loja de Florianópolis, que sempre prestou um excelente atendimento e teve paciência quando eu inventava desculpas para mandar e-mails e casualmente aproveitava para perguntar a quantas andava meu pedido, hehehe.

p.s.: a Notebook Century possui notebooks à pronta entrega, eu optei por esperar para conseguir a tela matte HD+ para meu Titanium, fui informado dos prazos e esses foram respeitados, contrariando todas minhas expectativas já que dependia de importação de peças e desembaraço alfandegário. Também nesse quesito, parabéns às equipes da Avell e da Notebook Century.

    • Fernando
    • 20 de julho de 2011

    Só faltou falar de valores!!

    • Renato
    • 18 de agosto de 2011

    Dizem ser o patinho feio,mas no final em qualidade vira cisnei.
    Estou interessado num modelo mais modesto, para ser preciso o Avell Titanium LBP21 IHH. Quais as impressões que teve da carcaça,é realmente muito feio mesmo.Mas qualquer coisa coloco um skin.
    E só têm “black piano” ou mais a escolha, grato Renato

    • Olha, o único problema pra mim é ele ser black piano, na verdade, eu até acho bem bonita a carcaça em si, só não gosto ela ficar toda marcada 🙂
      Mas não tem opção de carcaça fosca ou colorida, não, até onde eu sei, apenas black piano…

    • Rodrigo lr
    • 28 de agosto de 2011

    e ele não eh grande?? não em termos de tela em termos de “grosso”??
    e é muito pesado?

    • Não é nada além do esperado, na verdade. Pesa 2,5kg, certamente não é leve, mas não é nada assustador, carrego para a faculdade sem problemas.

    • alan
    • 10 de setembro de 2011

    o meu Avell Titanium LBP21 IHH chega semana que vem !!! só alegria
    galera.

  1. estou na duvida entre um avell e um outro vaio. e se pego um i5 ou i7 .

    • Luis Alberto
    • 4 de novembro de 2011

    Comprei um AVELL TITANIUM LBP22 DHG BD e estou muito satisfeito. Trocaram o HD de 5.400 rpm por um de 7.200 rpm, a meu pedido. É um notebok com a performance que eu procurava, é bonito, não é pesado e foi o melhor preço que consegui após longa pesquisa de mercado.
    O vendedor Vandré da Century Notebooks me atendeu com presteza e esclareceu todas as minhas dúvidas.
    Comprei na 6ª-feira e recebi o notebook na terça-feira subsequente (muito rápido).
    Enfim, até este momento estou satisfeito com a escolha do notebook da Avell e recomendo-o a todos.

  2. Opa Pessoal, comprei um Avel G1000 DLKB com 16 goga de memoria i7 com 2 hd SSD e tela de 18. Ate agora o meu parecer é de uma maquina que faz juz ao preço que pagamos. Tem boa performance e ate agora o ruindows não travou. Fui bem atendido, mas os brindes que prometeram, mandaram pela metade. O sedex da entrega foi outro problema que descobrimos depois, pois veio a pagar e nada foi avisado. Mais custos operaciosna é logico. Do mais, acho que fizemos uma ótima escolha. temos outros notes da Sony e da Dell e este tem a performance mais alta de todos.

    Vamos usando e postando mais pareceres.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

